A Prefeitura de São Bernardo, sob a gestão de Marcelo Lima, deu um passo decisivo na promoção da moradia digna com a entrega dos conjuntos habitacionais São Bernardo A e B. Localizados no Complexo do Areião, os novos edifícios beneficiam 236 famílias que residiam em áreas de vulnerabilidade nos núcleos Vila Areião, Monte Sião, Vila dos Estudantes e Vila Sabesp. O empreendimento foi realizado em convênio com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
Infraestrutura e Sustentabilidade
Os novos apartamentos, com metragens entre 48 m² e 50 m², estão distribuídos em duas torres de 14 andares na Rua Padre Léo Commissari. O projeto priorizou a qualidade de vida e a eficiência energética, contando com:
- Áreas de Lazer: Playground, salão de festas e espaços de convivência.
- Sustentabilidade: Painéis de captação de energia solar para redução de custos condominiais.
- Acessibilidade: Unidades adaptadas para pessoas com deficiência.
“O que antes era barro e insegurança, hoje é a realização de um sonho e esperança renovada”, destacou o prefeito Marcelo Lima, reforçando que a urbanização inclui saneamento básico, pavimentação e contenção de encostas pelo programa PAC Mananciais.
Expansão Habitacional e Saneamento
A entrega desta quinta-feira é parte de um plano maior que contempla 894 unidades habitacionais. Até o fim de 2026, outras moradias nos conjuntos Monte Sião I, II e III serão finalizadas. Além disso, a região já recebeu um Centro Comercial (2025) e um novo Centro Comunitário Esportivo e Cultural, consolidando a integração social do bairro.
Reforço na Saúde do Grande ABC
Durante o evento, o governador Tarcísio de Freitas anunciou investimentos de R$ 140 milhões para a saúde dos municípios do Grande ABC, sendo R$ 70 milhões destinados exclusivamente a São Bernardo.
O estado também oficializou a inclusão de cinco hospitais municipais de São Bernardo na Tabela SUS Paulista, garantindo suporte financeiro para unidades de perfil regional, como o Hospital de Clínicas e o Hospital de Urgência.

