Com investimentos em tecnologia, Ribeirão Pires reduz furtos em 34% e atinge menor índice em 4 anos

A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP) emitiu o balanço estatístico oficial que aponta uma redução de 34% nos índices de furtos registrados no território de Ribeirão Pires. Durante o mês de abril, a malha policial contabilizou 46 ocorrências desta natureza jurídica, contra 70 registros computados no mesmo período do ano anterior (2025). O indicador consolida-se como o menor patamar de incidência criminal do gênero nos últimos quatro anos, referendando as medidas de segurança integrada da administração municipal.

Transição Tecnológica: Do Escudo Digital ao Smart Ribeirão Pires

A engenharia de segurança do município passou por uma reestruturação de sua infraestrutura analítica. O antigo programa Escudo Digital foi formalmente atualizado e ampliado, passando a denominar-se Smart Ribeirão Pires. O ecossistema de vigilância opera atualmente com as seguintes especificações técnicas:

  • Malha de Captação: Mais de 180 câmeras de alta definição distribuídas em pontos comerciais e corredores viários;
  • Monitoramento de Divisas: Pórticos inteligentes instalados nos limites intermunicipais dotados de sistemas de Leitura Automática de Placas (tecnologia LPR);
  • Biometria e Integração: Câmeras com algoritmos de reconhecimento facial, operando em comunicação direta e em tempo real com a plataforma Muralha Paulista, do Governo do Estado de São Paulo.

O suporte aéreo e analítico foi reforçado com a aquisição de um drone de alta autonomia para apoio tático e operacional da Guarda Civil Municipal (GCM) e com a criação do Observatório de Segurança Pública, setor focado no cruzamento de dados e na elaboração de manchas criminais. No eixo de proteção social, o município mantém em atividade o aplicativo Ana, ferramenta tecnológica de segurança preventiva direcionada ao monitoramento e proteção de mulheres amparadas por medidas protetivas do Poder Judiciário.

Valorização Profissional e Treinamento Avançado

A política de fortalecimento institucional incluiu a readequação salarial e técnica do efetivo da Guarda Civil Municipal. A municipalidade aplicou um reajuste linear de R$ 1.183 nos vencimentos dos agentes e inaugurou o primeiro estande de tiro virtual da região do Grande ABC, equipamento voltado ao aperfeiçoamento e treinamento contínuo da corporação por meio de simulações digitais complexas.

O prefeito Guto Volpi ressaltou o papel da tecnologia na consolidação dos novos indicadores. “O investimento pesado que estamos fazendo na segurança pública tem contribuído de forma direta para a redução dos índices de criminalidade. Com o uso de ferramentas de última geração, conseguimos reforçar a nossa GCM, ampliar o raio das rondas ostensivas e manter o monitoramento 24 horas por dia em pontos estratégicos da nossa cidade”, declarou o chefe do Executivo.

Novas Obras Estruturais de Segurança

O planejamento do município prevê a entrega e a implantação de duas novas estruturas de proteção ao cidadão:

  • Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): Construção da primeira unidade especializada da história do município para o atendimento de crimes de gênero;
  • Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM): Instalação do novo quartel operacional nas dependências do antigo prédio do Hospital e Maternidade São Lucas, que centralizará, em um único complexo, os comandos da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil.

Compartilhe: