A Prefeitura de Mauá oficializou a entrega de 60 novos ônibus zero quilômetro, que já passam a operar nas linhas municipais a partir desta semana. O ato, realizado pelo prefeito Marcelo Oliveira no Paço Municipal, marca um avanço significativo na mobilidade urbana: desde 2021, a atual gestão já entregou 160 novos veículos, resultando na renovação de 80% de toda a frota da cidade. Com essa atualização, a idade média dos ônibus em Mauá caiu para apenas dois anos.
Tecnologia e Sustentabilidade
O investimento para a aquisição das novas unidades em 2026 foi de R$ 51 milhões. Os veículos trazem o que há de mais moderno em eficiência e menor impacto ambiental:
- Tecnologia Euro 6: Sistema sustentável que reduz em até 75% a emissão de gases poluentes.
- Conectividade e Conforto: Todos os carros são equipados com Wi-Fi gratuito, carregadores USB para celulares e sistema de climatização (ar-condicionado).
- Segurança e Acessibilidade: Os ônibus contam com elevadores para PCDs, câmeras traseiras e monitoramento para garantir viagens mais seguras.
Compromisso com o Passageiro
Durante a cerimônia, o prefeito Marcelo Oliveira destacou que a modernização do transporte é uma prioridade para garantir dignidade ao trabalhador mauaense. “Oferecer um transporte com mais conforto, segurança e qualidade é compromisso do nosso governo”, afirmou o chefe do Executivo.
O secretário de Mobilidade Urbana, Caio Carvalho, reforçou que o índice de renovação alcançado é um dos maiores da história do município, destacando o esforço em oferecer um serviço digno e moderno para quem depende do transporte público diariamente.

