Prefeitura de Ribeirão Pires recebe vagões históricos e materiais ferroviários da CPTM

Patrimônio será utilizado em projetos culturais, turísticos e de preservação da memória ferroviária do Grande ABC

A Prefeitura de Ribeirão Pires recebeu da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a doação de dois vagões históricos e diversos materiais ferroviários que serão destinados a projetos culturais e turísticos da cidade. Os veículos desativados são da Série 2100 (carro 2132) e da Série 5000 (carro 5060), considerados inservíveis para operação, mas agora transformados em símbolos de preservação da memória ferroviária do Grande ABC.

Segundo os termos de doação, cada vagão é avaliado em R$ 48 mil. Além deles, a CPTM repassou 134 metros de trilhos, 101 dormentes e mais de 2 toneladas de sucata ferrosa de via permanente, avaliados em R$ 29,8 mil. Os materiais servirão para a montagem da estrutura que irá acomodar os veículos em espaço público da cidade. Todo o acordo foi firmado sem custos para o município, cabendo à Prefeitura a retirada e transporte dos itens, diretamente do Pátio da Lapa, em São Paulo.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, Elias Pereira da Silva, destacou a relevância histórica da doação:

“A chegada dos vagões resgata a importância da ferrovia para a região. Os trilhos chegaram à Província de São Paulo em 1867, sendo a primeira ferrovia em solo paulista e a quinta do Brasil, contribuindo decisivamente para o surgimento das cidades do então ABC e para o desenvolvimento econômico local”.

De acordo com a Prefeitura, os vagões e materiais farão parte de projetos de intervenção cultural e artística, reforçando a preservação da memória coletiva, o incentivo à educação e a criação de novos espaços de convivência e turismo.

Alinhamento com a Agenda 2030

A iniciativa também se conecta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial:

  • ODS 4 (Educação de Qualidade): uso do patrimônio como instrumento educativo;
  • ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): requalificação de espaço urbano;
  • ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis): reaproveitamento de materiais;
  • ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação): cooperação entre entes públicos e privados.

Com a chegada dos vagões, Ribeirão Pires avança na transformação de seu patrimônio ferroviário em atrativo cultural e turístico, reforçando sua identidade histórica e o papel estratégico da cidade na memória do transporte paulista.

// Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires

// Foto: Fellipe Cruz (PMETRP)

Compartilhe: