Queda nos indicadores reflete investimentos em tecnologia, reforço da GCM e ampliação do videomonitoramento
Ribeirão Pires encerrou o primeiro semestre de 2025 com os melhores resultados em segurança pública dos últimos quatro anos. Segundo dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), a cidade apresentou queda significativa nos principais indicadores criminais.
O furto de veículos caiu 28,74%, os roubos em geral diminuíram 25,47% e o roubo de veículos recuou 24,53%, em comparação com o mesmo período de 2024. Quando analisado o acumulado dos últimos dois anos, a redução é ainda mais expressiva: em relação ao primeiro semestre de 2023, a queda chega a 43% nos casos de furto de veículos e de roubos.
O prefeito Guto Volpi atribui os resultados a uma série de ações implementadas na cidade. “O investimento pesado que estamos fazendo na segurança pública tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade. Com o uso de novas tecnologias, reforçamos nossa GCM, ampliamos as rondas e o monitoramento 24 horas em pontos estratégicos da cidade. Essas são ações que protegem as famílias”, afirmou.
Entre as medidas adotadas pela administração municipal estão a instalação de 153 câmeras de videomonitoramento, 16 faixas com leitura de placas e 15 pórticos de fiscalização eletrônica. Além disso, a cidade vem ampliando a presença da Guarda Civil Municipal nos bairros com novas bases operacionais, além de manter patrulhamento ostensivo e monitoramento em tempo real.
A segurança também tem sido trabalhada de forma educativa. Um exemplo é o projeto “Canil na Escola”, que leva agentes da GCM e cães treinados às escolas da rede municipal para ensinar, de forma lúdica, sobre cidadania, respeito às leis e o papel da Guarda na proteção da comunidade.
// Fonte: Prefeitura de Ribeirão Pires
// Foto: Felipe Cruz

