Ribeirão Pires terá sua primeira Delegacia da Mulher

Deputado Thiago Auricchio destina R$ 600 mil para implantação da unidade especializada no município

Pela primeira vez em sua história, Ribeirão Pires contará com uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (1º) pelo prefeito Guto Volpi, ao lado do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), que viabilizou o projeto por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 600 mil.

A nova unidade será instalada ao lado do Fórum Municipal, na Avenida Prefeito Valdírio Prisco, no espaço onde atualmente funciona o antigo prédio do Laboratório Lavoisier. A expectativa é que o equipamento se torne um ponto de referência no atendimento especializado e humanizado a vítimas de violência de gênero.

“Essa é uma conquista histórica para Ribeirão Pires. A Delegacia da Mulher é uma demanda de mais de 20 anos da nossa cidade e vai garantir um acolhimento adequado às vítimas. É um passo importante para reforçar a rede de proteção e cuidado com as mulheres do nosso município”, destacou o prefeito Guto Volpi.

Antes do anúncio oficial, a Prefeitura de Ribeirão Pires já havia dado início às tratativas com o Governo do Estado de São Paulo. Em reunião com o delegado-geral Jonathan Vieira de Azevedo, o secretário-executivo de Segurança, Osvaldo Nico, e outros representantes da Secretaria de Segurança Pública, foi apresentada a demanda e discutida a viabilidade da instalação da DDM.

“A instalação da Delegacia da Mulher é um pedido antigo da população de Ribeirão Pires e, principalmente, das mulheres da cidade. Nosso mandato tem esse compromisso e vamos entregar um equipamento fundamental para a proteção e dignidade das vítimas”, afirmou o deputado Thiago Auricchio.

Ferramentas de apoio à proteção

Ribeirão Pires já conta com medidas de reforço à segurança de mulheres vítimas de violência, como o Aplicativo Ana — que permite acionar diretamente a Guarda Civil Municipal em casos de risco, desde que a mulher tenha medida protetiva concedida pela Justiça. Para ativar o serviço, é necessário comparecer à sede da GCM (Rua Águida Sortino, 15), com documentos pessoais e a medida protetiva em mãos.

A cidade também mantém em funcionamento a Patrulha Maria da Penha, equipe da GCM que realiza rondas 24 horas em apoio às vítimas, garantindo monitoramento e resposta rápida diante de denúncias.

// Fonte: Prefeitura Municipal de Ribeirão Pires

// Foto: Leandro Teixeira

Compartilhe: