São Caetano propõe reajuste de 5,1% aos servidores, o maior índice do Grande ABC

A Prefeitura de São Caetano do Sul encaminhou à Câmara Municipal, nesta terça-feira (12/05), o projeto de lei que estabelece o reajuste salarial dos servidores públicos municipais para o ano de 2026. A proposta fixa o índice em 5,1%, superando a inflação acumulada de 3,81% (IPCA) nos últimos 12 meses. Com isso, os 5.845 funcionários concursados da administração direta terão um ganho real de 1,3% em seus vencimentos.

Impacto e Abrangência

O novo piso salarial da categoria passará a ser de R$ 3.046,22. De acordo com o texto, o reajuste terá efeito retroativo a 1º de maio. A medida foi estruturada em diálogo com o Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos (Sindserv-SCS) e faz parte de um plano contínuo de modernização administrativa e bem-estar do funcionalismo.

Histórico de Valorização por Categoria

A proposta de dissídio geral soma-se a outras conquistas recentes viabilizadas pela reorganização orçamentária do município:

  • Saúde: Após um hiato de nove anos, 2.270 profissionais da Fundação do ABC receberam reajustes que variam entre 5% e 5,32%.
  • Segurança e Trânsito: Guardas Civis Municipais (GCM) e agentes de trânsito tiveram o vale-refeição reajustado de R$ 22 para R$ 35, além do fim do desconto escalonado. Para a GCM, a gratificação por risco de vida subiu 14,8%.
  • Educação: Cerca de 4 mil profissionais da rede municipal recebem, ao longo de 2026, abonos mensais que variam de R$ 350 a R$ 1.100.

“Nossa meta é construir uma administração pública eficiente e capaz de oferecer serviços de qualidade. A valorização do funcionalismo é essencial para atingirmos esse objetivo”, destacou a gestão municipal.

Compartilhe: