Unidade começa a funcionar nesta segunda (28) e amplia em 60% o número de leitos para partos no município
A Prefeitura de Ribeirão Pires inaugurou nesta segunda-feira (28) a nova maternidade municipal, instalada no Hospital São Lucas, localizado no Complexo Hospitalar Santa Luzia. A abertura marca o encerramento de um ciclo de 17 anos de espera pela conclusão do hospital e representa um salto significativo na estrutura de saúde da cidade, com aumento de 60% na capacidade de atendimento a partos.
A maternidade começa a funcionar a partir das 18h desta segunda e terá capacidade para realizar até 120 partos por mês. A unidade conta com 16 leitos, berçário com 5 leitos, 3 leitos pré-parto, 3 de recuperação pré-anestésica, 2 centros cirúrgicos obstétricos e espaço exclusivo para orientações maternas, como os primeiros cuidados com o bebê.
“Um dia histórico para Ribeirão Pires. Em 2021, ainda com o Clóvis Volpi, tiramos do papel uma obra parada há 8 anos. Entregamos a parte clínica, a UTI e agora a maternidade. Um equipamento de saúde moderno, humanizado e digno da nossa população”, destacou o prefeito Guto Volpi.
Investimentos e estrutura
A construção completa do Hospital e Maternidade São Lucas recebeu R$ 29,5 milhões em investimentos, incluindo R$ 600 mil apenas na implantação da maternidade. Parte dos equipamentos também contou com doações da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), como autoclaves e lavadora ultrassônica hospitalar.
“É um sonho realizado e um orgulho enorme entregar esse equipamento, idealizado lá em 2009 e que ficou anos paralisado. Agora, com muito trabalho, entregamos esse complexo hospitalar pelas mãos do prefeito Guto”, celebrou o secretário de Saúde, Clovis Volpi.
Transferência e próximos passos
A antiga estrutura do Hospital São Lucas, na região central, iniciou a desativação na última semana, com a transferência de equipamentos e serviços. Durante o processo, os partos estavam sendo direcionados ao Hospital Nardini, em Mauá.
A Prefeitura avalia novos usos para o antigo prédio, com possibilidades como a realocação do CAPS Adulto, implantação de uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) ou criação de um serviço pediátrico especializado. As tratativas já estão em andamento junto ao Governo do Estado.
Balanço: UTI e clínica médica
A ala de clínica médica e UTI, inaugurada em setembro de 2024, já contabiliza mais de 520 internações. Com 11 leitos de UTI, o hospital passou a oferecer esse tipo de serviço pela primeira vez em sua história. Atualmente, a taxa média de ocupação da clínica é de 75%, e a UTI, de 80%.
O Hospital São Lucas também se consolidou como referência regional, recebendo 23% de pacientes vindos de cidades vizinhas como Mauá, Suzano e Rio Grande da Serra.
// Fonte: Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires
// Foto: Leandro Teixeira e Felipe Cruz

